contato-fone

Home Aconteceu 225º edição do Círio de Nazaré lotou as ruas de Belém

A devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré é tão forte, que resistiu ao tempo, cresceu e reverberou para fora do estado e do país. Neste domingo, 08 de outubro, com o tema: “Maria Estrela da Evangelização”, a fé de milhões de pessoas foi representada num verdadeiro mar de gente pelas ruas de Belém, num percurso de 3,6 km que reconta, pela 225ª vez, a história do achado da Imagem de Nossa Senhora, que deu origem a uma das maiores manifestações religiosas do mundo: o Círio de Nazaré.

A procissão com saída da Catedral da Sé e destino à Praça Santuário de Nazaré teve início logo após a missa campal em frente à Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio Dias, além de outros Bispos da Região. O trajeto na Praça Frei Caetano Brandão, seguindo pela Praça do Relógio, Av. Portugal, Boulevard Castilhos França, Av. Presidente Vargas e Av. Nazaré até a Praça Santuário.

Durante a caminhada, na altura da Av. Presidente Vargas, o Padre Giovanni Incampo, Pároco de Nazaré e um dos maiores percursores do Círio foi convidado a liderar o Núcleo da Berlinda, local em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vai durante toda a procissão. Padre Giovanni é uma figura singular para a realização do Círio de Nazaré, criador da Guarda de Nazaré, das Peregrinações nos lares e de diversas outras ações que hoje são fundamentais durante a programação.

Após a chegada na Praça Santuário, uma missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém Dom Antônio de Assis Ribeiro e concelebrada pelos Padres Giovanni Incampo e Luiz Carlos Nunes Gonçalves, encerrou a 225º edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré é uma realização conjunta da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Belém.

 

Texto: Aline Andrade
Fotos:

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.