contato-fone

Adenaza

adenaza

O que é a ADENAZA

Uma associação da Basílica de Nazaré reunindo Devotos e devotas de Nossa Senhora de Nazaré, que de maneira dinâmica e atual procura difundir essa devoção por meio de celebrações e programas de televisão, atingindo todas as localidades do Brasil.

Além disso, contribui financeiramente para a manutenção da própria Basílica Santuário e suas instituições de caridade que amparam milhares de pessoas pobres em Belém, desde crianças até idosos.

A Associação de devotos de Nossa Senhora de Nazaré reúne milhares de pessoas e é responsável pelas dimensões social, estrutural e de evangelização no Santuário

Atendendo a um anseio antigo dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré que desejavam contribuir de forma mais efetiva e comprometida com as ações desenvolvidas pela Basílica Santuário no sentido da evangelização, realização de trabalhos sociais e obras estruturais, foi criada em 2005 a Associação dos Devotos de Nossa Senhora de Nazaré (Adenaza), idealizada por Pe. Francisco Silva, então Pároco de Nazaré.

“O primeiro passo foi o cadastro dos devotos na Associação e a conscientização quanto aos objetivos deste grupo que acabou por tornar-se uma grande família que ajuda a manter viva a devoção pela Virgem de Nazaré. Sabíamos que a principal tarefa era a conscientização para que os devotos de fato se comprometessem em colaborar sistematicamente”, informa Pe. Francisco, que atualmente ocupa o cargo de Superior Geral dos Barnabitas, congregação religiosa que desde 1905 é responsável pela Basílica.

Já no mês de agosto de 2005 começaram a ser contabilizados os primeiros associados e arrecadadas as primeiras contribuições. “A Adenaza não possui uma data específica de instalação, já que as atividades foram sendo construídas aos poucos. Elaboramos materiais informativos e fomos convidando os devotos para realizarem o cadastro. Boa parte dos nossos associados ainda permanece até hoje conosco”, relata Thaís Ferrari, coordenadora da Adenaza.

Graças aos milhares de associados espalhados pelo Brasil a fora foram possíveis realizações importantes nos três campos propostos quando da criação da Adenaza. No campo da evangelização foi possível custear, por exemplo, a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais que realizam as transmissões diárias Santa Missa pela Rede Nazaré de Televisão nos horários da manhã e da tarde, além da transmissão semanal da Adoração da Juventude; e ainda da transmissão também semanal da missa para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão, direto da Basílica Santuário. Foram criadas também a Rádio Web Basílica de Nazaré, com programação 24 horas, levando aos ouvintes músicas, informações e programas, e a Revista Santuário, com publicações a cada 3 meses. Além de outras ações.

No campo social, a Adenaza ajuda a manter, em especial, as creches Casulo e Sorena e o Cantinho São Rafael, abrangendo centenas de crianças e adolescentes com alimentação, atividades educativas, pedagógicas e atendimento multidisciplinar. A Adenaza também contribui com as atividades da Casa de Plácido que acolhe romeiros e peregrinos, especialmente no período do Círio de Nazaré.

Já no campo estrutural, os valores arrecadados possibilitam a manutenção do Santuário e demais espaços durante o ano inteiro, com uma grande equipe de profissionais e colaboradores. Foram possíveis também ações como a climatização do Santuário e melhoria dos bancos, a aquisição de um gerador de energia, a adequação dos espaços para torná-los acessíveis aos portadores de necessidades especiais, a idealização e apoio a campanhas como da construção da capela Bom Pastor, da Casa de Plácido e do novo auditório.

“Para manter o Santuário funcionando perfeitamente e de forma a acolher bem todos os devotos durante as missas e outras atividades temos um alto valor e a Adenaza é imprescindível neste sentido. É com a colaboração dos próprios devotos que podemos abrir as portas da Casa de Maria para acolher seus filhos”, completa a coordenadora.

Hoje a Adenaza conta com milhares de associados espalhados por todos os estados do país. A maior parte é do próprio estado do Pará, seguido por São Paulo e o Rio de Janeiro. Eles recebem todos os meses em suas casas uma cartinha de agradecimento do reitor da Basílica Santuário, Padre Francisco Assis Oliveira, e uma lembrancinha especial, juntamente com o boleto para contribuição, cujo valor é livre. “Fazemos questão de informar que estamos em constante oração por esses filhos, pedindo por eles a intercessão da Virgem de Nazaré para que derrame graças sobre cada um e suas famílias pelo tão grandioso bem que promovem a tantos irmãos quando se comprometem com esta causa”, explica o reitor.

“A palavra que define a Adenaza é de fato compromisso em saber-se pessoalmente responsável por tantas coisas boas que podemos realizar graças à sua valorosa contribuição. A Adenaza é como uma casa formada por vários tijolos onde cada qual é importante para o todo”, continua Pe. Assis.
Para manter toda a estrutura necessária para seu funcionamento a Adenaza conta com diversos profissionais contratados e também voluntários que atendem aos associados e preparam as correspondências que todos os meses são enviadas aos devotos. São diversos colaboradores que dedicam seu tempo para as atividades necessárias para que outros devotos possam também realizar sua contribuição.

“Nós estamos aqui todos os dias à disposição para as atividades necessárias, demonstrando também nossa devoção, colaborando com um pouco do nosso tempo e dedicando-o à difusão da devoção à Virgem de Nazaré. O trabalho aqui não deixa de ser uma terapia também”, conta Maria Raimunda Paixão, voluntária da Adenaza.

Ao comemorar 10 anos, a meta da Adenaza é poder continuar o trabalho já desenvolvido e realizar ainda mais ações. “Vemos ao longo dos anos o crescimento do Círio de Nazaré em todos os sentidos e com isso cresce também a abrangência do nosso trabalho, exigindo assim mais empenho de todos. As obras sociais, estruturais e de evangelização estão sempre apresentando novas demandas que precisam ser atingidas para que cumpramos o nosso objetivo de atender bem aos irmãos”, comenta o reitor. E completa: “Nesses 10 anos, olhando para tudo o que foi possível realizar, graças aos filhos que se associam à Adenaza, só temos a agradecer a cada um e bendizer a Deus e à Virgem Maria, pedindo sua intercessão e abundantes graças por todos eles”.

Para o aniversário foi criada uma marca comemorativa que está sendo utilizada em todos os materiais enviados aos devotos além de peças de divulgação utilizadas nas mídias do Santuário e nas redes sociais. A comemoração vai durar três meses, seguindo de agosto até o final de outubro, após o Círio de Nazaré. Entre outras ações previstas está o lançamento de produtos exclusivos com a marca Santuário, a proposição do layout de uma camisa para uso dos devotos no período do Círio e também o envio de brindes especiais aos associados. Ao longo desses meses diversas atividades pontuais devem ser divulgadas, especialmente no Círio.

Para contribuir com a Adenaza é necessário apenas entrar em contato e realizar o cadastro para receber em casa o boleto de contribuição que pode ser pago em qualquer banco. A ficha de adesão está disponível também no atendimento da Basílica e no site www.nazare10.com.br. A Adenaza também dispõe de um serviço de call center para prestar informações e atender aos associados: (91) 4009-8448.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

CPF

Data nascimento

Endereço

Cidade

Estado

Bairro

CEP

Telefone

Celular