contato-fone

Home Aconteceu Barnabitas recebem novos sacerdotes

Francisco Maria Cavalcante Júnior e Rosinei Maria de Souza foram ordenados no último dia 14 na cidade de São Miguel do Guamá, nordeste paraense.

O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficou lotado para a celebração, presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, acompanhado pelo Assistente Geral e Procurador Geral da Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas), Padre Filippo Lovison e diversos padres da Província Norte dos Barnabitas que estiveram reunidos em Benevides para um retiro espiritual durante toda a última semana. Além deles, estavam presentes também sacerdotes diocesanos que trabalham em São Miguel do Guamá e municípios próximos. Participaram da celebração centenas de fieis do município e também das cidades de origem dos ordenandos, além de religiosas das diversas congregações que atuam na Diocese de Bragança.

No início da Celebração, Padre José Ramos das Mercês, superior da Província Norte dos Barnabitas, pediu que todos os presbíteros se apresentassem e indicassem o local onde atuam. Durante o rito da Ordenação, após a apresentação dos eleitos, Padre José Ramos leu a carta enviada de Roma pelo superior geral da Congregação Barnabita, Padre Francisco Silva, solicitando ao bispo a Ordenação e dando seu parecer sobre o processo de formação para recepção do sacramento. Os pais de ambos ainda diáconos entregaram as vestes sacerdotais, aos filhos e estes foram ajudados pelos confrades barnabitas a vestirem, em especial a estola, que representa a autoridade do padre. Após, Dom Jesus ungiu as mãos dos neo sacerdotes e amarrou com uma fita branca, que foi desatada pelos pais. Ao final do rito, foi-lhes entregue o cálice e a patena, objetos litúrgicos que fazem parte do gestual que somente é conferido aos ministros ordenados, a transubstanciação: o ato de transformar pão e vinho no Corpo e Sangue de Jesus durante as celebrações eucarísticas.

“Na Eucaristia acontece o mistério de Deus e é pelas mãos de vocês que acontecerá este mistério. Vocês vão poder tocar e ser administradores do mistério de Deus. Eu queria recordar que além desta união com Cristo pelo seu Corpo, na Eucaristia, também deverá ser fortalecida pela oração pessoal. Mantenham-se sempre unidos a Cristo pela oração e também na leitura e reflexão da Palavra de Deus para receberem dele a força para poder realizar uma boa missão”, aconselhou Dom Jesus que também falou sobre a importância da presença dos Barnabitas naquela diocese ao longo da sua história e as suas realizações para o trabalho de evangelização da Amazônia, com tantos missionários que passaram pelos municípios dando seu testemunho de entrega e doação a serviço da Igreja. “Precisamos de homens que falem de Deus, que vivam em Deus e transmitam os mistérios de Deus com a vocação”, concluiu.

Ao final da Santa Missa, Padre Rosinei agradeceu em seu nome e em nome de Padre Francisco, lembrando de todos os que os acolheram na Congregação e puderam participar do seu processo de formação. “Queremos agradecer, em especial, ao Padre Giovanni Incampo, que na época era provincial da Congregação e nos recebeu no Seminário Mãe da Divina Providência. E junto com ele, Padre José Ramos, que nos acompanhou e até hoje nos acompanha como nosso provincial e aos demais sacerdotes e também às religiosas das diversas congregações aqui presentes. Nosso muito obrigado ainda aos nossos familiares por fazerem parte desta grandiosa festa”, disse o neo presbítero.

Após a bênção final de Dom Jesus, o gesto de beijar as mãos dos neo sacerdotes foi bastante concorrido. De acordo com a tradição da Igreja, o ato traz bênçãos especiais àqueles que o realizam.

Padre Francisco Maria Cavalcante Júnior tem 29 anos e ingressou no seminário aos 19 anos de idade. O religioso, que é natural do município de Capitão Poço-PA, deve permanecer no Seminário Barnabita colaborando com a formação dos integrantes da casa. Padre Rosinei Maria de Souza tem 31 anos, natural de Tomé-Açu-PA, e deve permanecer em São Miguel do Guamá, na Paróquia São Miguel Arcanjo.

 

Texto e fotos: Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.