contato-fone

Home Círio Carros do Círio ficarão expostos em frente à Basílica

Como parte da programação em comemoração ao mês mariano e o aniversário da elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém, durante três dias, de 24 a 26 de maio, serão expostos em frente à igreja alguns carros que fazem parte do cortejo do Círio e a Berlinda utilizada nas procissões da Trasladação e Círio. Hoje, até ás 18h estamos com os seguintes carros: de Plácido, Dom Fuas e Duas Barcas com velas.

Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, Reitor do Santuário e Presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, avalia que a exposição é importante para que as pessoas conheçam mais de perto estes símbolos do Círio que passam lotados durante a grande procissão.

Confira a programação:

25 (Quinta- feira) – 09h – Exposição dos 4 Carros dos anjos

26 (Sexta- feira) – 15h – Exposição da Berlinda

18h – Missa e Descida da Imagem Original do Glória

19h30 – Apresentação do Cartaz na Praça Santuário

Carros do Círio

Além da berlinda, outros treze carros acompanham a procissão do Círio. Eles são um símbolo importante da devoção mariana incorporados à procissão ao longo da história da Festa, seja para recolher os ex-votos (elementos de promessa) ou levando as crianças vestidas de anjos.

O primeiro carro a compor a procissão (até mesmo antes da berlinda, já que até então a imagem era levada no palanquim) foi o carro de Dom Fuas Roupinho, a partir de 1805, a pedido de Dona Maria I (Rainha de Portugal), relembrando o milagre ocorrido em Portugal em 1182, quando o fidalgo, prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu à intercessão de Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo.

Atualmente, treze carros fazem parte da grande procissão do Círio, na seguinte ordem: o Carro de Plácido, Barca da Guarda, a Barca Nova, Carro dos Anjos 1, Cestos de promessas, Carros dos Anjos 2, Barca com Velas, Carro dos anjos 3, Barca Portuguesa, carro dos Anjos 4, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Santíssima Trindade. Durante a grande procissão, no segundo domingo de outubro, alunos das escolas públicas e privadas de Belém ajudam com a condução dos carros de promessas, enquanto voluntários do grupo dos Carros dos Anjos levam os demais, garantindo a segurança das crianças cujos pais pagam promessas.

Fotos: Andreia Teixeira, Fabrício Coleny e Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré.

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.