contato-fone

Home Barnabitas Celebração marca aniversário de vida sacerdotal dos padres Giovanni Incampo e Mário...

Uma missa em ação de graças na Basílica Santuário de Nazaré na manhã do último dia de 2016 marcou a comemoração pelo aniversário de Ordenação Sacerdotal dos padres Barnabitas Giovanni Incampo e Mário Pozzoli. A celebração foi presidida por Padre Giovanni, que desde outubro de 2016 voltou a ocupar a função de Pároco de Nazaré.

Centenas de fieis participaram da celebração que contou com momentos emocionantes e de muitas homenagens aos aniversariantes, lembrando da caminhada missionária desde a Itália até chegarem em terras paraenses. Ambos religiosos marcaram a história da Basílica e da Paróquia de Nazaré pelos diversos feitos realizados.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e seu Auxiliar, Dom Irineu Roman, fizeram questão de passar pela Basílica Santuário para felicitar os dois religiosos pela comemoração. “Manifestamos nossa gratidão pelo seu ministério e pela vida sacerdotal. Que Nosso Senhor os abençoe e que eles, cada vez mais, possam dar testemunho da graça que receberam”, disse o Arcebispo. E concluiu falando especificamente sobre a Paróquia de Nazaré: “Claro, a Paróquia de Nazaré, hoje celebrando 60 anos de ordenação sacerdotal de seu pároco, se alegra de forma muito significativa. Deus abençoe os padres Barnabitas”.

Padre José Adelson Ramos das Mercês, superior da Província Norte dos Barnabitas, lembrou que os dois religiosos fazem parte de sua caminhada sacerdotal, já que teve a oportunidade de poder conviver com ambos em sua juventude, quando participou do Movimento da Juventude Nazarena – Mojuvena, criado por Padre Mário Pozzoli, na mesma época em que Padre Giovanni Incampo foi Pároco de Nazaré, na década de 1970. “O sacerdócio é um dom divino. Só existe um sacerdote justo e eterno que é Cristo Jesus, é dele o sacerdócio. Na sua misericórdia Ele chama e participar na plenitude do seu sacerdócio, de acordo com a disciplina Católica, homens justos. De modo que assim nós recebemos de Deus a graça do ministério sacerdotal. Queremos agradecer a Deus pela vida e missão destes nossos irmãos”, comentou o religioso.

Ao final da Santa Missa foi feita a Consagração a Nossa Senhora de Nazaré e após, a assembleia cantou junto o tradicional “Parabéns a você”. Na Casa de Plácido, um café da manhã reuniu diversos convidados, dentre os quais representantes das pastorais, movimentos, grupos, serviços e comunidades da Paróquia de Nazaré, em especial, ex e atuais integrantes do Mojuvena. Um vídeo contou a história dos religiosos e mostrou depoimentos de pessoas que conviveram e convivem com ambos atualmente.

 

História

Padre Giovanni Maria Incampo nasceu em Altamura, cidade italiana da região metropolitana de Bari, capital de Puglia, em 11 de março de 1932. Aos 15 anos ingressou no Seminário Barnabita, realizando o sonho que nutria desde criança de ser Religioso e missionário. Professou os primeiros votos aos 17 anos, em setembro de 1949. Estudou filosofia em Florença e Teologia em Roma e foi ordenado em 31 de dezembro de 1956.

Após 12 anos de ministério sacerdotal na Itália, chegou ao Brasil, no dia 12 de outubro de 1969, dia em que se comemorava naquele ano, o Círio de Nazaré. Atuou no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Distrito Federal e em alguns municípios paraenses. Entre 1970 e 1978, foi pároco de Nazaré, onde deu vida a várias iniciativas pastorais e movimentos, dentre os quais a Guarda de Nazaré, as Peregrinações em Família que antecedem o Círio, o Encontro de Casais com Cristo, a Renovação Carismática Católica, as Equipes de Nossa Senhora, dentre outros feitos.

Atualmente, aos 84 anos de idade, segue com grande vitalidade conduzindo a Paróquia, acompanhando de perto as atividades desenvolvidas pelas pastorais, grupos, movimentos, serviços e as seis comunidades.

Padre Mário Maria Pozzoli nasceu em Lentate Sul Seveso, Província de Monza e Brianza, na Itália, no dia 25 de março de 1931. Sentiu ainda menino o

chamado para a vida religiosa: aos 10 anos de idade, rezando aos pés de Nossa Senhora do Rosário. A partir daí, passou a dedicar sua vida a atender àquele claro apelo. Foi ordenado em 31 de dezembro de 1958, em Roma, Itália. Em 1960, aos 29 anos, foi enviado ao Brasil, à cidade de Bragança, no Pará. Anos depois, foi transferido para a Basílica de Nazaré, onde em 1970 fundou o Movimento da Juventude Nazarena, MOJUVENA, grupo que se mantém vivo até hoje e realiza diversas ações de inclusão e evangelização. O barnabita também foi responsável pela criação do Grupo das Madrinhas das Vocações, que contribui material e espiritualmente com a formação dos sacerdotes.

Após 20 anos atuando em Belém, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco anos, e depois foi para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde deu início a um dos projetos sociais mais expressivos de todo o Brasil: a Associação Divina Providência, obra social que objetiva atender crianças e jovens da periferia. Chegou a atender mais de 3 mil crianças diariamente na capital mineira.

Em 2013 retornou à Basílica Santuário de Nazaré, onde desde então acompanha de perto todos os trabalhos desenvolvidos e também auxilia os confrades em seus projetos. Aos 85 anos de idade, Padre Mário Pozzoli se mantém ainda em atividade nas programações do Santuário da Rainha da Amazônia.

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.