contato-fone

Home Aconteceu Círio 2017: Romaria Fluvial emocionou romeiros neste sábado (07)

Momentos de emoção, agradecimento e devoção, foram esses os sentimentos expressados nas faces de quem participou da Romaria Fluvial, realizada na manhã deste sábado (07). A programação teve início com um missa no Trapiche de Icoaraci, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém Dom Irineu Roman.

Nesta procissão, que acontece há mais de 30 anos, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é levada em uma redoma de vidro na Corveta da Marinha, Garnier Sampaio, cuidadosamente decorada por Simone Cosme. Durante a romaria, embarcações de todos os tamanhos estavam enfeitadas em diferentes matizes de cores para acompanhar a pequena Imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Até sexta-feira (6), a Capitania dos Portos havia confirmado a inscrição de 347 embarcações na procissão. O percurso foi de aproximadamente 10 milhas náuticas (equivalente a 18,5 km). Na chegada, a Imagem Peregrina foi recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar. A tradição ocorre desde 1999, em função da Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem. A primeira edição desta procissão foi realizada pela então Companhia Paraense de Turismo, em 1986.

Fotos: Aline Andrade e Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.