contato-fone

Home Aconteceu Círio de Nazaré será destaque no novo formato do “Programa Estrelas” da...

Na manhã da última sexta-feira (4), a Basílica Santuário de Nazaré recebeu a visita da apresentadora Angélica, da Rede Globo, que esteve em Belém durante a semana para gravação da nova temporada do programa Estrelas. O novo formato do programa, intitulado “Estrelas do Brasil”, vai mostrar atores, cantores, artistas, cozinheiros e pessoas que fazem sucesso nas diferentes regiões do país. O estado do Pará, na região Norte, foi a primeira parada para as gravações. O programa que terá cinco partes somente sobre Belém, tem estreia prevista para o dia 26 deste mês.

Dentre as diversas abordagens sobre Belém, a temática do Círio de Nazaré não poderia ficar de fora e deve contar com um programa específico mostrando os preparativos para a grande festa dos paraenses. Na Basílica a apresentadora contou com a presença da cantora paraense Fafá de Belém e o ator Eriberto Leão.

Angélica foi presenteada pelo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré e Presidente da Diretoria do Círio, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, com uma réplica oficial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, após visitar o interior da Basílica, o Espaço Memória de Nazaré, o local que abriga a Imagem Peregrina e a exposição Mini Círio, montada na Praça Santuário.

Diretoria da Festa de Nazaré preparou espaços para receber Angélica

Em decorrência das gravações a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) montou uma programação especial para enriquecer o cenário e poder mostrar os preparativos para o Círio, sob a responsabilidade da curadora do espaço Memória de Nazaré, Darcilene Costa e Daniela Souza, esposa de Roberto Souza, Diretor Coordenador da DFN.

A Diretoria de Decoração do Círio, representada pelo Casal Pedro e  Cláudia Hage, cuidou da ornamentação dos espaços que serviram de set de filmagem. O designer e paisagista Paulo Morelli, que este ano mais uma vez será responsável pela ornamentação do andor e da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, foi convidado para cuidar da decoração para a gravação.

Na Praça Santuário foi montada a Exposição do Mini Círio e painéis fotográficos mostraram registros das 12 romarias oficias do Círio. O Espaço Memória de Nazaré foi repaginado e recebeu mais mantos utilizados pela Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em Círios ao longo da história da romaria. A Casa de Plácido também foi organizada, contando com a exposição de quadros pintados por reclusos do Sistema Penal do Estado, resultado de um concurso organizado pela Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belém. Buscando integrar a regionalidade, para recepcionar a apresentadora Angélica e sua equipe técnica, os espaços foram perfumados com cheiro-do-Pará.

Exposição Mini Círio – Organizada por Darcilene Costa há 14 anos, a mostra retrata o percurso do Círio de Nazaré, com figuras representativas da grande romaria como a Berlinda, os carros de promessas, os devotos, a Basílica Santuário e a Catedral de Belém.

Oito mil peças de miriti fazem parte da exposição e foram confeccionadas por artesãos do município de Abaetetuba, região nordeste do Pará. O acervo foi oficializado em 2017, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na categoria de obra única como instalação no Brasil. A mostra já percorreu várias capitais brasileiras, incluindo a capital federal, sendo exposta na sede do Senado, em 2007.

Obra de artesão de Curuçá-PA foi destaque – No Espaço Memória de Nazaré a apresentadora também entrevistou o artesão do Município de Curuçá, no nordeste paraense, Danilo Ferreira. Duas peças do artesão fazem parte mostra permanente. As peças foram confeccionadas especialmente para a mostra e doadas pelo artesão, sendo uma delas a réplica da Basílica Santuário e a outra um manto que adorna a réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O trabalho é feito com talos de açaizeiro que são coletados nas áreas de várzea do município e foi destaque na gravação. Danilo preparou um manto especialmente para presentear a apresentadora.

História do Círio – Angélica também entrevistou o jornalista e escritor João Carlos Pereira, que falou sobre a história da Festa de Nazaré e do achado da Imagem por Plácido, em 1700. Ao final da gravação, o Jornalista João Carlos presenteou Angélica com livros de sua autoria e também da escritora Mizar Bonna, que contam a história do Círio.

Imagem Peregrina – A apresentadora pôde ver de perto o local na Basílica Santuário onde a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré permanece durante o ano, quando não está em visita. No local Angélica foi recebida pelo Reitor da Basílica Santuário, que convidou todos a fazerem uma oração na presença da Imagem Peregrina. A visitante disse sentir-se emocionada em poder ver de perto a Imagem que é levada todos os anos no Círio: “Saber que ela atrai tantos olhares e que une mais de dois milhões de pessoas na mesma fé, é um privilégio poder estar aqui neste lugar tão especial”, afirmou.

Manto do Círio – Um dos assuntos que despertou a curiosidade da produção do programa foi a produção do manto oficial que veste a Imagem Peregrina. Por conta disso, Angélica também pôde visitar a estilista Marilza Ramos, que a recebeu em sua casa, juntamente com Roberto e Daniela Souza, que lhe entregaram presentes.

Na conversa Marilza falou sobre o trabalho de adornar a Rainha da Amazônia, missão recebida pelo segundo ano consecutivo, mas manteve segredo sobre como será o manto para este ano, já em fase de produção e guardado com todo sigilo até os dias que antecedem a festa. A estilista também presenteou Angélica com um manto especificamente produzido para a imagem que a apresentadora recebeu de presente do Reitor da Basílica Santuário.

Em nome da Basílica Santuário, da Paróquia de Nazaré, dos Padres Barnabitas, da Diretoria da Festa e dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, agradecemos a apresentadora Angélica e toda a equipe técnica do programa pelo interesse de mostrar ao Brasil a grande festa da Rainha Amazônia.

Texto e Fotos: Andreia Teixeira e Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.