contato-fone

Home Destaques Crianças e adolescentes do Cantinho São Rafael participaram da montagem do presépio...

O tempo litúrgico do Advento chegou e com ele os tradicionais presépios natalinos, a reprodução da cena do nascimento de Jesus, que teve origem com São Francisco de Assis. Na Basílica Santuário de Nazaré também se acompanha esta tradição, com a montagem do presépio no interior no templo, em um dos altares laterais.

Este ano, para a concepção do presépio, foram propostas duas novidades: a primeira de apresentar uma temática específica, sendo escolhido o trecho de uma das mais tradicionais canções do período do Advento: “Da flor nasceu Maria e de Maria o Salvador”, e a segunda de poder contar com as crianças e adolescentes do Cantinho São Rafael para composição dos elementos utilizados na montagem.

“Dentro da temática escolhida, tomamos a liberdade de transformar o presépio em um grande jardim, substituindo a gruta por uma espécie de caramanchão, daí veio a ideia de envolver as crianças e adolescentes do Cantinho para a preparação de flores de papel, elementos que estão bastante em voga atualmente”, explicou Fabrício Coleny, do setor de marketing da Basílica Santuário, responsável pela concepção e montagem do presépio. O publicitário e jornalista também atua como cenógrafo há 8 anos na Fundação Cultural do Pará e pela quarta vez foi convidado para a montagem, que contou com o auxílio de Rafael Silva.

Foram utilizadas mais de 120 folhas de papel vivaldi e carmim, entre flores e folhagens. Para a produção das peças foi organizada uma mini oficina ministrada pelo Arte Educador Paulo Monteiro, que atua no próprio Cantinho São Rafael. A oficina contou com financiamento da Loja Lírio Mimoso, que forneceu todo o material necessário, como papel, cola, tesouras e outros. Foram dois dias de trabalho e a participação de 15 crianças e adolescentes. “A proposta foi de que eles aprendessem e pudessem não apenas ser envolvidos na construção do presépio, mas também aprenderem esta técnica para utilizar em outros momentos, até mesmo com suas famílias. Todos ficaram muito animados com a produção das flores”, comentou Paulo.

EVOLUÇÃO – A proposta desta vez é de que, ao longo do período do Advento até o Natal e depois com a Epifania, novos elementos sejam incorporados ao presépio. Quando Padre Giovanni Incampo fez o convite para a produção solicitou que algumas coisas fossem surgindo aos poucos: “Queremos que as pessoas percebam que o presépio está em construção e que as coisas sejam incorporadas a ele, em especial a presença, no final, dos Reis Magos, já na Epifania”, explicou o Pároco de Nazaré. “Como o local deve lembrar uma espécie de jardim, vamos fazer com que de fato pareça que está florindo com a chegada do Messias, assim como propõe o tema, por isso mais flores serão incorporadas ao presépio e também outros elementos decorativos. Recomendamos que quem visite possa voltar para ver as mudanças”, explicou Fabrício.

O presépio ficará montado até o dia 07 de janeiro de 2018 e após a desmontagem os materiais decorativos utilizados serão encaminhados ao Cantinho São Rafael e também distribuídos às crianças e adolescentes que participaram da oficina.

Cantinho São Rafael

Com o objetivo de promover a transformação social através de cultura, esporte e lazer o Projeto Social Cantinho São Rafael, criado há 17 anos, é localizado no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Atendendo cerca de 160 crianças e adolescente entre 7 e 17 anos de idade, é um projeto social mantido exclusivamente pelas Obras Sociais da Paroquia de Nazaré (OSPAN).  Para participar do projeto social, as crianças e adolescentes precisam estar matriculadas na rede pública de ensino e morar no entorno do local.

Texto: Andreia Teixeira – Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

Fotos: Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré /Paulo Monteiro – Cantinho São Rafael.

 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.