contato-fone

Home Aconteceu É Páscoa! Proclamai a todos!

Na Basílica Santuário de Nazaré, a Noite Santa, seguindo a tradição Católica no mundo inteiro, foi celebrada com festa pela Vigília Pascal, considerada a celebração mais importante do calendário litúrgico, pois proclama ao povo de Deus a Ressurreição de Jesus.
A celebração solene, presidida pelo Reitor da Basílica Santuário, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, acompanhado por padres e diáconos, teve início ainda do lado de fora do templo, na Praça Santuário, com o momento da bênção do fogo novo, com o qual foi aceso o Círio Pascal, que representa o Cristo Ressuscitado. Já no interior da Basílica, Padre Luiz Carlos conduziu o canto do “Exultet”, que faz a proclamação da ressurreição.
Na homilia, o Reitor comentou sobre a essência da Páscoa para o povo cristão: “Deus nos possibilita um coração novo, liberto do egoísmo e nos convida à vida em abundância. A ressurreição de Jesus é a boa notícia que transforma o mundo. Nós acreditamos que Jesus ressuscitou e vive em nosso meio, nos fazendo viver como novas criaturas”, afirmou.
As leituras da Vigília Pascal trazem um panorama da história da salvação da humanidade, com trecos desde o Gênesis até a passagem do Evangelho que narra a ressurreição de Jesus, passando pelo primeiro significado da Páscoa, com a passagem do povo Hebreu para a Terra Prometida. A celebração se divide em quatro partes: a liturgia da luz e da benção do fogo, a liturgia da palavra, a Liturgia do Batismo e a Mesa da Comunhão Eucarística. Nela também é feita a renovação das promessas batismais, que inicia com a renúncia ao mal, culminando com a aspersão da água, que relembra o gesto do Batismo.
Este ano a Vigília Pascal também foi celebrada nas comunidades Sagrado Coração de Jesus (Padre Afonso) e Santo Antônio Maria Zaccaria, que fazem parte da Paróquia de Nazaré.
Em nome dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e da Paróquia de Nazaré, desejamos a todos uma feliz, santa e abençoada Páscoa de Jesus!

 

Texto e fotos: Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.