contato-fone

Home Movimentos Guarda Mirim de Nazaré

Com a missão de formar crianças e adolescentes para os ensinamentos da Igreja, o Movimento da Guarda Mirim de Nazaré já existe há dez anos na Basílica Santuário, com jovens na faixa etária de 8 a 17 anos. Inclusive, com a inclusão de crianças com deficiência física.

É o caso do jovem Paulo Penha, 11, que possui paralisia infantil. Para ele é muito bom fazer parte da Guarda Mirim. “É emocionante participar do grupo. Comecei a rezar e a fazer catequese”. Para o pai do menino, Ribamar Penha, viver esta experiência com o filho reflete uma grande mudança na vida da criança e da própria família. “Trazê-lo às reuniões é motivo de grande felicidade. Ele está muito motivado a participar dos encontros”, disse.

Valores cristãos

Aprender valores cristãos e de sociedade. Este é um dos principais objetivos do trabalho desenvolvido pelo Movimento. Segundo o coordenador da Guarda Mirim, Osvaldo Farias, 40, a principal contribuição é o incremento na formação da personalidade e no quesito profissional dos participantes. “Além do trabalho de evangelização com as crianças, a Guarda Mirim desenvolve, por exemplo, ações pontuais para o reforço escolar”, exemplifica.

Os agentes da Guarda Mirim também são estimulados a transmitir valores de educação e responsabilidade com o meio ambiente. Para isso, o Movimento, visita locais de atração paisagística, como o museu e bosque paraenses para orientar outras crianças a preservar os locais. “Esse é um dos pontos fundamentais da reflexão social da Guarda Mirim de Nazaré, nas quais, crianças educam crianças”, disse Farias.

Doação e amor

Serviço, doação e amor a Virgem de Nazaré são fortes características da Guarda Mirim. A formação espiritual é feita por meio da reza do santo terço, a leitura da bíblia, a participação nas missas e o conhecimento da liturgia. Ao ingressar na Guarda, eles são inseridos na catequese. Além de todo o trabalho de evangelização, são realizadas espiritualidades o ano inteiro com os membros.

O jovem Augusto Fausto, 16 anos, começou a participar da Guarda Mirim há um ano por meio de uma graça alcançada com intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. “Meu pai sofreu um acidente de moto muito grave, e ao chegarmos ao Hospital, me deparei com um cartaz de Nossa Senhora. Mesmo não sendo católico olhei pra ela e disse: Nossa Senhora me ajude e pedi que ela salvasse meu pai daquela situação. Depois de passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele sobreviveu e hoje, toda a minha família é católica, por conta desse milagre em nossas vidas”, contou.

Histórico

Composta por 200 crianças e adolescentes, o Movimento foi fundado em 19 de maio de 2002 na Basílica Santuário de Nazaré. Em um período de 2 a 4 meses ocorre uma preparação em forma de palestras, reuniões e espiritualidades, culminando com a entrega de certificados, que representa uma formatura. Este momento é marcado pelo ofertório das flores a Nossa Senhora com o desejo de que ela abençoe a Guarda Mirim de Nazaré. Após atingir a idade máxima permitida, de 18 anos, os agentes são transferidos para a Guarda de Nazaré adulta.

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.