contato-fone

Home Destaques Imagem Original desce do Glória e Cartaz do Círio 2017 será apresentado

Maio é mês mariano. E é dentro da programação de aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à Categoria de Santuário Mariano que a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré apresentam um dos principais e mais tradicionais ícones da Festividade: o Cartaz do Círio. O evento acontece nesta sexta-feira, 26, logo após a Missa das 18h, que marca a emocionante Descida da Imagem Original, momento sublime para os devotos. A missa será Presidida pelo aniversariante do dia, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Tradicionalmente os detalhes sobre o Cartaz, assim como o Manto, são mantidos em segredo até suas apresentações e aguardados com expectativa e alegria pelos devotos. Este ano, a fotografia do Cartaz é de Roberto Porpino, também diretor da festa de Nazaré e tem a concepção da Mendes Comunicação, que voluntariamente realiza este trabalho desde 1991. O diretor de marketing do Círio, Oswaldo Mendes, considera que as pessoas terão uma surpresa agradável. “O que se pode esperar do cartaz deste ano é que ele vai apresentar algo totalmente inovador. Muito diferente do que já foi produzido em anos anteriores. É esperar para conferir”, conta Oswaldo.

Mais que uma peça de divulgação da festividade, o Cartaz do Círio, tradicionalmente afixado nas portas dos lares e empresas, significa para muitos a presença e a proteção de Nossa Senhora. Segundo a organização, a peça será apresentada para o grande público em uma estrutura metálica, no centro da Praça Santuário. Na ocasião, haverá apresentação da banda Cabanagem Jazz Band. O Governador Simão Jatene e o Prefeito Zenaldo Coutinho foram convidados para a solenidade.

Este ano, serão produzidos 800 mil cartazes. Após o momento solene, integrantes da Guarda de Nazaré distribuirão gratuitamente cerca de 6 mil exemplares, dois por pessoa. O cartaz e o banner oficiais do Círio também poderão ser adquiridos, logo após o evento, nas Lojas Lírio Mimoso, anexo á Basílica Santuário.

Exposição

Ainda em comemoração pelo aniversário da Basílica Santuário e celebração do mês mariano, durante três dias, de 24 a 26 de maio, serão expostos em frente à Igreja alguns carros que fazem parte do cortejo do Círio e a Berlinda utilizada nas procissões da Trasladação e Círio. A programação de aniversário encerra no dia 31 de maio, com a Missa de Coroação de Nossa Senhora e retorno da Imagem Original ao Glória.

 

Por: Agência EKO e ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Foto: Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.