contato-fone

Home Aconteceu Missa do Mandato dá início às peregrinações nos lares para o Círio...

Na noite desta segunda-feira (28), a Basílica Santuário de Nazaré ficou mais uma vez lotada por devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Dessa vez, o motivo foi a Missa do Mandato, evento que marca o início da jornada de peregrinações nos lares e comunidades que preparam espiritualmente os fieis para a chegada de mais um Círio.

A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e contou com a presença dos 18 Bispos que compõe o Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que iniciaram hoje uma reunião em Belém.

Em sua homilia, Dom Alberto agradeceu a presença de todos os devotos que compareceram na missa: “Em mais este momento de união que o Círio nos proporciona, agradeço à Deus mais uma vez pela presença de cada um aqui, pessoas que vem da região das ilhas, dos bairros e lugares mais distantes com um único objetivo: a evangelização. Que Jesus acompanhe vocês nessa caminhada, que prepara todos os corações para mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré”. Na Santa Missa estiveram presentes cerca de três mil fieis representando as 87 paróquias que integram a Arquidiocese de Belém.

A Diretoria da Festa de Nazaré e o Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) estimam que durante as peregrinações, que devem acontecer até o inicio de outubro, as imagens de Nossa Senhora visitem, aproximadamente, 120 mil lares paraenses. Cada imagem visita cerca de 20 residências, o que resulta numa participação de cerca de 1 milhão e 700 mil fieis, segundo o Dieese.

História

As peregrinações nos lares fazem parte da programação do Círio de Nazaré, desde a década de 1970, e tem como objetivo preparar espiritualmente os devotos de Nossa Senhora de Nazaré para a grande festa de outubro. Mais especificamente em 1972, Padre Giovanni Incampo, na época Pároco de Nazaré, teve a ideia de criar pequenas romarias pelos bairros de Belém que levassem à casa de fieis uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, para que realizassem a oração do terço, cantassem e fizessem a leitura do santo evangelho.

Água Mineral Nossa Senhora de Nazaré

Durante a Missa do Mandato, também foi lançada pelo Reitor da Basílica Santuário, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, a campanha promovida pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN) para arrecadar recursos em prol da construção do Auditório Dom Alberto Ramos, localizado no Centro Social de Nazaré. A campanha trouxe a Belém uma novidade que promete agradar os devotos: a Água Mineral Nossa Senhora de Nazaré, que tem como principal diferencial sua embalagem exclusiva no formato da imagem da padroeira dos paraenses, disponível na versão de 500ml ou 1 litro. O produto já está disponível para comercialização exclusivamente nos postos de venda instalados na lateral da Basílica Santuário, na Loja Lírio Mimoso e na Praça Santuário.

Texto: Aline Andrade
Fotos: Andreia Teixeira e Yêda Sousa
ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.