contato-fone

Home Aconteceu O manto da Virgem de Nazaré

Confira nessa matéria especial o passo a passo da elaboração de um dos ícones mais aguardados do Círio e a gratidão de quem cumpriu com carinho e devoção esta missão.

A programação oficial da Quadra Nazarena possui diversos momentos emocionantes um deles é a apresentação do manto que veste a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Repetindo o sucesso do ano passado, o casal Coordenador da Diretoria do Círio, Roberto e Daniela Souza, convidou a ilustradora Aline Folha e a estilista Marilza Ramos.

O desenho da peça começou a ser elaborado no final de fevereiro. Sobre os primeiros passos para a criação, Aline ressalta. “Esse ano foi diferente. Quando fui convidada recebi um folheto com informações sobre o tema do Círio, então com base no tema comecei meus rabiscos. Entreguei o rascunho em abril, O desenho completo foi entregue à Dom Alberto Taveira Corrêa no dia 22 de maio e aprovado sem alteração alguma”.

Aline levou dois dias para pintar o desenho e conta como foi. “No dia da pintura, eu dediquei o desenho a tia Mônica, que estava fazendo uma cirurgia. Foi bem diferente, emocionante. Pra mim, esse manto é uma oração, pelo processo do desenho, por onde ele começa e por tudo que eu tentei representar.”

Sobre o Círio do ano passado ela ressalta “pra mim, foi muito emocionante, chorei. Eu não sou outra Aline, mas eu acho que desenhar o manto me chamou pra uma ação maior. Neste eu me senti muito mais tranquila, hoje sei que fui abençoada, porque eu só consegui entender o tamanho da coisa que é fazer e criar uma roupa pra santa depois que as pessoas vieram falar comigo e elogiar o trabalho” concluiu a ilustradora.

No final de maio o desenho foi entregue para a estilista Marilza Ramos para dar inicio a execução. Para a produção da peça foram utilizados vidrilhos, miçangas, fios de ouro, pedrarias e detalhes em ourivesaria. Segundo Marilza o processo de produção é um trabalho conjunto. “A confecção do manto é um trabalho de equipe, basta você se cercar de profissionais corretos, ainda mais quando essas pessoas têm a mesma fé e dedicação por Nossa Senhora”.

A estilista contou com as mãos habilidosas de seus ajudantes, Antônio de Souza e Rosa Ventura. As peças e detalhes em ourivesaria ficaram a cargo de Marcelo Monteiro, da Joalheria Ourogema.

Texto – Andreia Teixeira e Karol Coelho 

Foto: Fabrício Coleny  

Ascom Basílica Santuário de Nazaré

 

 

 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.