contato-fone

Home Aconteceu Padre Mário Pozzoli comemora 86 anos de vida

A Santa Missa da tarde deste sábado (25), na Basílica Santuário de Nazaré, contou com uma intenção mais do que especial: dar graças a Deus pelo dom da vida do querido Padre Mário Pozzoli, que comemorou seus 86 anos de vida. A celebração foi presidida por Padre Silvio Jaques, contando com o aniversariante como concelebrante e também o confrade Delgracias Chirhakarhula.
Durante a Santa Missa Padre Silvio lembrou da trajetória do confrade, Pádre Mário, em especial sua contribuição para com a formação dos religiosos Barnabitas brasileiros que atualmente fazem parte da Congregação. Ao final da celebração, após o tradicional parabéns, Padre Mário agradeceu à assembleia lembrando do trecho da primeira leitura do dia que fala sobre a unção de Davi como rei, mesmo sendo um humilde Pastor (1Sm 16,1b.6-7.10-13ª): “Eu sinto-me também como ele, um simples servo que foi escolhido e aqui estou”, comentou o sacerdote.

Após a missa foi realizada uma confraternização reunindo em especial aos antigos e atuais integrantes do Movimento de Juventude Nazarena (MOJUVENA), grupo fundado por Padre Mário Pozzoli há 46 anos na Paróquia de Nazaré e que até hoje continua desempenhando a missão de evangelizar jovens.
Legado –  Padre Mário Pozzoli nasceu em Lentate Sul Seveso, Província de Monza e Brianza, na Itália, no dia 25 de março de 1931. Sentiu ainda menino o chamado para a vida religiosa: aos 10 anos de idade, rezando aos pés de Nossa Senhora do Rosário. A partir daí, passou a dedicar sua vida a atender àquele claro apelo. Foi ordenado em 31 de dezembro de 1958, em Roma, Itália. Em 1960, aos 29 anos, foi enviado ao Brasil, à cidade de Bragança, no Pará. Anos depois, foi transferido para a Basílica de Nazaré, onde em 1970 fundou o Movimento da Juventude Nazarena, MOJUVENA, grupo que se mantém vivo até hoje e realiza diversas ações de inclusão e evangelização. O barnabita também foi responsável pela criação do Grupo das Madrinhas das Vocações, que contribui material e espiritualmente com a formação dos sacerdotes.
Após 20 anos atuando em Belém, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco anos, e depois foi para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde deu início a um dos projetos sociais mais expressivos de todo o Brasil: a Associação Divina Providência, obra social que objetiva atender crianças e jovens da periferia. Chegou a atender mais de 3 mil crianças diariamente na capital mineira.
Em 2013 retornou à Basílica Santuário de Nazaré, onde desde então acompanha de perto todos os trabalhos desenvolvidos e também auxilia os confrades em seus projetos. Aos 86 anos de idade, Padre Mário Pozzoli se mantém ainda em atividade nas programações do Santuário da Rainha da Amazônia, em especial ao Movimento Nova Evangelização, que reúne-se a cada 15 dias no Centro Social de Nazaré.

 

Texto e fotos: Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.