contato-fone

Home Destaques Pastoral da Acolhida e atividades no Círio de Nazaré

O trabalho da Pastoral da Acolhida da Paróquia de Nazaré é realizado durante todo o ano, mas é no período do Círio de Nazaré que as atividades se intensificam, para acolher e dar apoio os mais de 16 mil romeiros que vêm de longe para participar da maior manifestação católica do mundo.
A Pastoral foi criada em 2001 pelo padre Silvio Jaques. As primeiras voluntárias são Nadir da Silva e Dolores Duarte (Tia Dora) que fazem aniversário no mês de outubro, 80 e 85 anos respectivamente. Elas contam que no inicio a Pastoral funcionava recebendo os peregrinos apenas com café e pão.
Em 2016 mil e duzentos voluntários devem participar do trabalho. Eles realizaram inscrições e participaram de encontros de formação e espiritualidade. O grupo oferece aos peregrinos cuidados básicos como massagens, lavagem dos pés, curativos, água, comida, cuidados médicos e espaço descanso. O trabalho da pastoral é completamente voluntário e todo o material utilizado durante os atendimentos aos romeiros é fruto de doações.
A principal expressão desse trabalho é a Casa de Plácido, local que proporciona a primeira acolhida aos peregrinos que vêm a Belém.
Casa de Plácido – A Casa foi inaugurada em 31 de maio de 2009, marcando o terceiro aniversário de elevação da Basílica de Nazaré á categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

Texto: Andreia Teixeira
Fotos: Aline Andrade e Andreia Teixeira
Ascom Basílica Santuário de Nazaré

img_6517 img_6522 img_6514 img_6508 img_6496 img_6489 img_6487

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.