contato-fone

Home Pastorais Pastoral da Acolhida

O Trabalho da Pastoral da Acolhida é realizado o ano todo, mas, é durante o Círio de Nazaré que as atividades se intensificam, para acolher os mais de 10 mil romeiros que vêm de longe para participar da maior manifestação católica do mundo. A principal expressão de todo esse trabalho é a Casa de Plácido, projeto que objetiva proporcionar a primeira acolhida aos peregrinos do Círio.

Estrutura

O espaço da Casa possui mil metros quadrados de área e está localizado no térreo do Centro Social de Nazaré, ao lado do Arraial. O local conta com banheiros, refeitório, salão de repouso, ambulatório, salão dos milagres, entre outros. Além disso, é um espaço que interage com a Loja Lírio Mimoso, onde o visitante pode adquirir uma lembrança do Círio ou relacionada à devoção a Nossa Senhora de Nazaré, entre outros artigos religiosos. A construção foi organizada pela Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e contou com a doação de dezenas de fiéis. A Casa começou a ser construída no início de julho do ano passado. Agora ela está totalmente pronta. “É importante ressaltar que, todavia, a Casa não se trata de um albergue e sim de um local de primeira acolhida. A Casa será aberta o ano inteiro para receber peregrinos de todo o país”, explica Padre Ramos.

História

O nome “Casa de Plácido”, faz uma homenagem ao paraense agricultor e caçador Plácido José de Souza, que no ano de 1.700 encontrou a pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, entre pedras lodosas às margens do Igarapé Murutucu (onde se encontra a Basílica) – no tronco de uma árvore. Após o achado, Plácido levou a imagem para a sua choupana e no outro dia ela não estava lá. Correu ao local do encontro e lá estava a imagem da Santinha. E o fato se repetiu várias vezes. Plácido, então, construiu no local uma pequena ermida. A imagem achada por Plácido fica no glória da Basílica Santuário de Nazaré e só desce de lá durante o Círio de Nazaré e no aniversário do Santuário.

Inauguração da Casa de Plácido

Confirmando ainda mais este fato, por ocasião da inauguração da Casa de Plácido, foi lançado um opúsculo (pequena obra literária) intitulado “O homem que achou a Santa: Plácido José de Souza e a devoção à Virgem de Nazaré”, escrito à pedido do Reitor da Basílica Santuário, Padre Ramos, pelo antropólogo e pesquisador Prof. Raymundo Heraldo Maués, e editado pela Gráfica Alves. “A criação da Casa de Plácido, por iniciativa da Basilica Santuário de Nazaré, já representa um passo importante, pois homenageia um dos mais importantes católicos paraenses, notável cidadão e figura de nossa história”, afirma o Professor Raymundo. O opúsculo pode ser encontrado na Loja Lírio Mimoso em Belém-PA, no valor de R$10,00.

Para marcar visitas à Casa de Plácido, é só ligar para: (91) 3202-4871 (falar com Marcos Raiol). O Horário de funcionamento da casa é: de segunda-feira à sábado, de 8 às 19h; e domingo, de 8 às 12h.

Coordenação

Diretor Espiritual e Coordenador Geral: Padre Giovanni Incampo
Coordenadores: João e Úrsula Rodrigues
Contato: (91) 987376861 / 981877166 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.