contato-fone

Home Pastorais Pastoral do Turismo

Histórico do trabalho

EM 2010 no propósito de melhor receber os turistas que frequentavam a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará em virtude da Festa do Círio de Nazaré a Pastoral da Acolhida criou uma equipe chamada “monitor de turismo” com 10 pessoas, treinadas para mostra a casa de Plácido, local onde se recebe os romeiros, e relatar parte da historia aos turistas que chegavam como a demanda de visitantes foi aumentando a cada ano.

Em 2012 com a chegada do pároco padre Waldeci Souza a equipe foi ampliada para 20 pessoas e se estendeu para pontos de apoio na Igreja, Memória de Nazaré, Capela Bom Pastor e Casa de Plácido, compreendendo assim um TUR ( circuito de visita monitorada) chamado “conhecendo a casa de Maria”.

Com este projeto podemos atender bem mais visitantes e oferecer uma acolhida satisfatória no período do segundo semestre que vai de setembro a Novembro.

Para se qualificar esta equipe foi formada uma parceria com a FAPAN (Faculdade Pan Amazônica), favorecendo aos estudantes um estagio supervisionado, passando por um treinamento de 15 dias sobre qualidade no receptivo e conhecimento histórico da Basílica Santuário.

10959703_10200571982858961_614256095089521668_nDando continuidade ao projeto em 2014 foi realizado o projeto “educação patrimonial a cultura e a fé do povo Paraense” oferecendo as escolas publicas e particulares a visitação monitorada e participação na missa do romeiro compreendendo uma agenda de todas as Sextas Feira do mês de Maio.

Culminando com o Mini Círio no dia 31 de Maio de 2014, com participação especial de Dom Irineu e Padre Waldeci Souza, uma romaria que teve como trajeto saída Memória de Nazaré finalizando na Praça Santuário.

Evento que conto com a participação das comunidades grupos e pastorais da Paróquia Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré do Desterro.

Sendo lançada neste dia 31 de Maio de 2014, a pedra fundamental da Pastoral do turismo na Paróquia- Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré do Desterro exemplos de trabalhos que agregam valores ao contexto histórico e conscientização paroquial da importância de nosso patrimônio a devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

Objetivo geral da pastoral

Segundo CNBB (2009, p62) propósito central da Pastoral do turismo é o de suscitar aquelas condições excelentes que ajudam o cristão a viver a realidade do turismo como momento de graça e salvação. O turismo pode ser considerado, sem duvida, como um daqueles novos areópagos de evangelização, um daqueles “grandes campos de civilização contemporânea e da cultura e da economia”, nos quais o cristão e chamado a viver sua própria fé e sua vocação missionária.

Objetivos específicos

A pastoral do turismo deve inscrever-se organicamente na pastoral ordinária e coordenar-se como os outros setores, como a família, a escola, os jovens, a promoção social, a gestão de bens culturais
e o ecumenismo. (CNBB, 2009.p 62)

Na comunidade local se oferece ao turista a acolhida cristã que o mantém na sua vida de fé, e se dá hospitalidade a todo visitante sem distinção;

Na celebração eucarística, a comunidade vive sua unidade com o senhor ressuscitada, constrói sua união com irmãos e irmãs, oferece o testemunho mais explicito de que esta unidade vai além dos laços de sangue e da mesma cultura.

A comunidade local programará encontros e elaborará meios informativos, com os quais os turistas se sintam estimulados e apoiados para aproveitar esse tempo particular. (missa do romeiro)

Os responsáveis pastorais do lugar exortarão e prepararão os fieis á acolhida dos visitantes. Para isso devem estimular a cooperação de todos, proporcionando aos interessados uma preparação não somente técnica, mas também espiritual, que os ajude a descobrir neste serviço um meio para viver e testemunhar sua própria fé.

Diretrizes para Pastoral do Turismo

A Pastoral do Turismo, para atingir os seus objetivos deve levar em conta, entre outras, os seguintes procedimentos:

Criar, capacitar e apoiar equipes da Pastoral do Turismo em âmbito Regional, diocesano e paroquial.

Conhecer as orientações da Igreja para essa área e as atividades desenvolvidas pela Pastoral do Turismo no Brasil.

Trabalhar organicamente com outras pastorais e organismos afins.

Tomar consciência da realidade do turismo como espaço privilegiado par
a a evangelização e para o anúncio do Evangelho.

Estabelecer estratégias de trabalho em rede, apoiando projetos de economia solidária e comércio justo vinculado ao turismo, visando o desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.

Contribuir com as comunidades locais no resgate e preservação de sua identidade cultural, trabalhando para minimizar os impactos negativos do turismo nos ecossistemas.

Assumir e divulgar o Código de Ética Mundial do Turismo, compromisso de combater a prostituição e a exploração sexual de crianças e adolescentes (OMT).

Buscar apoio de pessoas e entidades especializadas PARATUR (Órgão oficial de Turismo do Pará) SETUR (Secretaria de Turismo) com o turismo nos campos pastoral, acadêmico, prestadores de serviços entre outros.

Organização

Elaborar um plano de Pastoral orgânico a ser desenvolvido nos diversos ambientes, contando com a colaboração de outras pastorais: outros organismos eclesiais e associações interessadas.

Multiplicar o número de agentes pastorais. Utilizar os meios de comunicação disponível. Organizar um centro de atendimento aos turistas.

Buscar profissionais capacitados para auxiliar no processo formativo dos
agentes.

Promover atividades de turismo e peregrinação. Levantar dados de festas tradicionais e os santuários existentes em nosso Estado.

Projetos e ações paroquiais

  • Projeto de Educação Patrimonial- Cultura e a fé do povo Paraense (Maio)
  • Mini Círio de Nazaré (Maio)
  • Seminário de Turismo Religioso (Setembro).
  • Projeto: Ação conscientização para o dia mundial do turismo (Setembro).
  • Projeto: Alto do Natal para comunidade local (Dezembro).
  • Assembleia para eleição da coordenação período de 2 em dois anos(Dezembro).

 

10354733_1514691002125786_2224971740304991289_n

 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.