contato-fone

Home Pastorais Pastoral da Liturgia

A pastoral da liturgia da Basílica de Nazaré tem, dentre outras, a função de organizar e dar suporte as celebrações das missas na Basílica Santuário de Nazaré.

Os Grupos

Desse modo, a Pastoral é organizada em 8 grupos de celebraçãoque são alocados conforme os horários das missas dominicais e semanais da Paróquia. Ao todo a Pastoral conta com aproximadamente 110 pessoas, sendo que apenas 60 são atuantes.

Além desses 8 grupos, a Pastoral também possui o grupo de Liturgia da TV, que são os responsáveis pelas missas que são transmitidas pelas Fundação Nazaré de Comunicação, sobretudo as das 7h00 e 18h00.Cada equipe tem denominação própria, um coordenador e membros que exercem o Ministério da Palavra; Há uma Coordenação Geral, Diretor Espiritual que acompanha, orienta e incentiva a Pastoral, além de equipes de liturgia de outras pastorais, movimentos e comunidades.

Segundo Paula Ribeiro, Coordenadora da Pastoral, “participar da pastoral significa responder a um chamado, a um convite que um dia nos foi feito e que aceitamos, daí o comprometimento não só com a igreja como com Deus e com sua palavra”.

Objetivo

A pastoral tem como objetivo promover o fortalecimento da liturgia da Basílica Santuário de Nazaré tendo por base as diretrizes gerais da dimensão litúrgica da CNBB e da Arquidiocese de Belém e orientações do Diretor Espiritual da Pastoral.Cabe a ela “promover a liturgia em todas as suas dimensões: comunitária, ministerial, catequética, missionária, e ecumênica e transformadora que ela possui (…) a liturgia é fonte e ápice de toda atividade eclesial” (Doc. Da CNBB, nº 43).

Coordenação

Diretor Espiritual: PeGeffison
Coordenadora Geral: Paula Ribeiro da Costa
Coordenadora da Liturgia da TV: Sandra Campelo
Local dos Encontros: Centro Social de Nazaré – sala 13
Reuniões Semanais: Todas as quintas-feiras às 19h30
Reunião Mensal de Coordenação: Uma vez ao mês as 16h00
Fone: 91 • 3224-1502 / 98823-1516 / 98232-6162