contato-fone

Home Pastorais Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa da Basílica Santuário de Nazaré tem como objetivo acompanhar a pessoa idosa no seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, cognitivo e cultural, fazendo com estes encarem da melhor e mais saudável forma possível essa nova fase da vida.

O Voluntariado

O trabalho da Pastoral é feito por voluntários treinados que são chamados de líderes, estes tem como objetivo visitar os idosos em suas casas levando a Palavra de Deus, orientar tanto os idosos quanto a família quanto com questões de prevenção, saúde e convivência, mantendo sempre um respeito com a relação familiar de cada casa visitada.

Liderança

A Pastoral da Pessoa Idosa da Basílica Santuário de Nazaré possui 19 líderes, 5 da Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, 6 da Comunidade Nossa Senhora das Graças, 6 da Sagrada Família, 1 da Comunidade Santa Bernadete e 1 da Comunidade Pe Afonso. Mas, vale ressaltar, que qualquer pessoa pode ser um líder, só basta entrar em contato com a coordenação da pastoral e fazer uma capacitação em preparação as visitas.

Metodologia

  1. Organiza a comunidade e identifica líderes comunitários;
  2. Promove a Capacitação desses lideres;
  3. Os líderes multiplicam o saber e a solidariedade junto às pessoas idosas, suas famílias e na comunidade;
  4. Cada líder capacitado visita mensalmente os idosos, recolhendo dados como: o número de idosos que praticam atividade física; os que bebem dois litros de líquido diariamente; os problemas de saúde mais recorrentes; quantos caíram; quantos são inválidos; e até o número de falecidos em cada paróquia.
  5. Orientam o idoso e a família e repassam esses indicadores a coordenação Nacional da Pastoral, que fica em Curitiba, que então envia para o Ministério da Saúde.
  6. Mensalmente os Líderes de cada comunidade se encontram para uma reunião de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para sua formação contínua.