contato-fone

Home Pastorais Pastoral Familiar

“A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré parte do princípio universal que a serva da sociedade é a família e que a renovação e salvação do mundo e da sociedade passa pela família.” Foram essas as palavras usadas pelo, Pe. Giovanni Incampo, que também está à frente da Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré, referindo-se a filosofia de todo o trabalho pastoral que a Igreja de Nazaré realiza.

O Trabalho da Pastoral

Criada no ano de 2000 pelo Padre Francisco Silva (atual Superior Provincial CRSP), a Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré tem como objetivo unir famílias no amor de Deus, a exemplo da Sagrada Família: José, Maria e Jesus. Para isso, a Pastoral trabalha arduamente durante o ano todo realizando eventos e programações que envolvem o período da infância, adolescência e vida adulta.

A Orientação às famílias na Paróquia de Nazaré começa desde a Catequese, passa pelo período de namoro, noivado, casamento e continua no pós-matrimônio. São vários momentos em que a Igreja busca se aproximar dos fieis auxiliando através de orientação, aconselhamento e evangelização. Um destes momentos é a realização dos 15 Anos Comunitário, que envolve moças e rapazes em uma noite repleta de emoções

Aos casais, é oferecido o curso para namorados, por meio do qual, é apresentada toda responsabilidade e beleza do namoro. Aos que já passaram pelo namoro e estão às vésperas do casamento, a Pastoral oferece o Encontro de Preparação Matrimonial (EPM), para orientar os noivos sobre essa nova fase da vida a dois.

Após o casamento, a a Pastoral Familiar promove o Encontro Pós-matrimônio, no qual os casais são convidados a fazer uma avaliação de como está o relacionamento, quais as dificuldades, desafios e conquistas.
A Paróquia de Nazaré  introduziu no Norte do Brasil, dois grandes movimentos que dizem respeito à família: a Equipe de Nossa Senhora, presente no mundo inteiro, composta por sete casais com a orientação de um padre, e o Encontro de Casais com Cristo (ECC), encontro anual, no qual, os casais descobrem o verdadeiro valor da família no sentido cristão.

Os divorciados que estão no 2° casamento também podem contar com a orientação espiritual da Igreja de Nazaré. Pe. Giovanni Incampo, Diretor Espiritual da Pastoral e Pároco de Nazaré, conta que o curso oferecido a eles é chamado de Bom Pastor. “Jesus é um pastor bom, que não bate com o cajado nas ovelhas e sim reconduz essas ovelhas desgarradas”, explica.

 

No fim do ano, a Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré oferece  um dos eventos mais aguardados de toda uma atividade em prol da família. Uma festa belíssima aos casais que vivem juntos, mas, não têm dinheiro para arcar com a cerimônia: o Casamento Comunitário. Centenas de casais descobrem o grande valor que é a benção de Deus no matrimônio. A festa acontece todo dia 08 de dezembro, dia da celebração da Imaculada Conceição.

Setores da Pastoral Familiar e suas Funções

Diretor Espiritual: Padre Giovanni Incampo
Casal Coordenador Geral: Rômulo e Liduina Braga

 

– Casal Setor Pré Matrimônio: Alexandre de Holanda e Rosana de Macêdo

Tem como objetivo a preparação para o Matrimônio: população catequese, população escola, jovens, namorados, noivos, regularizações e métodos, retiros, palestras, representações, música, cursos e etc.

Serviços e Atividades inseridos ao Setor: 15 Anos Comunitário, Encontro dos Namorados, Encontro de Preparação para Vida Matrimonial e Encontro de Jovens com Cristo (EJC).

– Casal Setor Pós Matrimônio: Júlio Silva e Vanessa da Costa

Tem como objetivo acompanhar os casais e as famílias dos recém-casados, casais e filhos, educação, conflitos, dificuldades métodos, reuniões de grupos, retiros, movimentos, atendimento individual, encaminhamentos, etc.

Atividades Inseridas ao Setor: Espiritualidade Pós Encontro, Equipes de Acompanhamento, Visitação e Evangelização Permanente e Missionária aos Serviços e Atividades da Pastoral e nas Comunidades, através da Campanha da Fraternidade, Semana Mariana, Semana Missionária, Semana da Família, Semana em Defesa da Vida, Festividades, Peregrinações e Novenas.

– Casal Setor Casos Especiais: Agostinho Albuquerque e Stael Mendes

Tem como objetivo atender os casais e famílias em situações de irregulares, situações de conflitos, dificuldades, vícios, em segunda uniões. Atendimento individual, S.O.S, encaminhamentos, retiros, visitas, articulações, etc.

Serviços e Atividades Inseridos ao Setor: Encontro com Cristo (EC) , Grupo Bom Pastor, Casamento Comunitário e Centro de Atendimento a Família (CAF).

–  Casal do Núcleo de Formação, Espiritualidade e Ação Social: Afonso e Fabíola Lima

Além das Formações e Espiritualidades direcionadas aos agentes e participantes dos serviços e atividades da Pastoral, outras equipes que compõem o Núcleo:

Liturgia: Êdio e Zeneide Miranda – Casal responsável por todo material litúrgico, celebrações, retiros dos serviços e atividades da Pastoral Familiar.

Animação: Sandro Rogério Paiva e Helane Silva –  Casal responsável por toda animação das celebrações, retiros dos serviços e atividades da Pastoral Familiar.

Ação Social: Lourenço e Nádia Silva / João Carlos e Ivania Correa – Casais responsáveis em promover ajuda solidária aos agentes da Pastoral e ações concretas nas comunidades.

– Casal Secretário: Aurélio e Marly Chucre

Tem como objetivo providenciar todo material de expediente necessários para o melhor desenvolvimento dos serviços e atividades da Pastoral Familiar.

– Casal Finanças: João Bastos e Eliane Nunes

Tem como objetivo providenciar toda articulação, arrecadação, doação material e financeira, necessários para o melhor desenvolvimento dos serviços e atividades da Pastoral Familiar.

Contatos

Casal Coordenador Geral: Rômulo e Liduina Braga
Telefone: (91) 988158815
Email: familia.lidrom@gmail.com