contato-fone

Home Pastorais Pastoral Familiar

A Basílica Santuário de Nazaré parte do princípio universal que a serva da sociedade é a família e que a renovação e salvação do mundo e da sociedade passa pela família. Foram essas as palavras usadas pelo, Pe. Giovanni Incampo, que também está à frente da Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré, referindo-se a filosofia de todo o trabalho pastoral que a Igreja de Nazaré faz.

O Trabalho da Pastoral

A Orientação às famílias na Basílica começa desde a Catequese, passa pelo período de namoro, noivado, casamento e continua até o pós-matrimônio. São vários momentos em que a Igreja busca se aproximar dos fieis para dar orientação, aconselhamento e evangelizar.

Aos casais, é oferecido o curso para namorados, por meio do qual, é apresentada toda responsabilidade e beleza do namoro. Aos que já passaram pelo namoro e estão às vésperas do casamento, a Basílica oferece o Encontro de Preparação Matrimonial (EPM), para orientar os noivos sobre essa nova fase da vida a dois.

Depois do casamento, a Igreja promove o Encontro Pós-matrimônio, no qual os casais são convidados a fazer uma avaliação de como está o relacionamento, quais as dificuldades, desafios e conquistas.
Como se não bastasse, a Igreja de Nazaré inaugurou e introduziu no norte dois grandes movimentos que dizem respeito à família: a equipe de nossa senhora, espalhada no mundo inteiro, composta por sete casais e um padre e o Encontro de Casais com Cristo (ECC), que acontece todo mês, no qual, os casais descobrem o verdadeiro valor da família no sentido cristão.

Os divorciados que estão no 2° casamento também podem contar com a orientação espiritual da Igreja de Nazaré. Pe. Giovanni conta que o curso oferecido a eles é chamado de Bom Pastor. “Jesus é um pastor bom, que não bate com o cajado nas ovelhas e sim reconduz essas ovelhas desgarradas”, explica.

No fim do ano, a Igreja oferece a sobremesa de toda uma atividade enorme em prol da família. Uma festa belíssima aos casais que vivem juntos, mas, não têm dinheiro para arcar com a cerimônia: o Casamento Comunitário. Centenas de casais descobrem o grande valor que é a benção da igreja. A festa acontece todo dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

Setores da Pastoral Familiar e suas Funções

Setor Pré-matrimônio

  1. Promove Encontros de Namorados;
  2. Colabora com a Catequese: desenvolvendo temas relativos à vida familiar e ao matrimônio; encarregando-se de realizar com ela, os encontros dos pais e catequistas;
  3. Promove encontro para jovens (15 anos Comunitário);
  4. Promove encontros de preparação para noivos (EPM).

Casal responsável: Sabá e Mariza

Setor Pós-matrimônio

  1. Faz o acompanhamento dos recém-casados;
  2. Promove encontros de recém-casados para momentos de espiritualidade e troca de experiências;
  3. Prepara equipes para visitar famílias;
  4. Promove a Semana Nacional da Família;
  5. Promove a Semana Nacional da Vida;

Casal responsável: Eliezer e Alfa

Setor Casos Especiais

  1. Promove encontros de preparação especial para o casamento dos casais que se encontram em situação irregular – uniões consensuais, casos só no civil – ( Casamento Especial)
  2. Promove Encontros de Reflexão para Casais em Segunda União (Bom Pastor);
  3. Promover Encontro para pessoas, separadas, divorciadas, viúvas, solteiras (Encontro com Cristo).

Casal responsável: Carlos e Edmar

Núcleo de Formação e Espiritualidade

  1. Prepara encontros de Espiritualidade, vigília, para os agentes da Pastoral.
  2. Prepara Formação sobre como ser um Agente de Pastoral.
  3. Prepara a parte litúrgica de todo trabalho da Pastoral.
  4. Prepara os temas das reuniões da Pastoral.
  5. Colabora com o Batismo na paróquia.

Casal responsável: Márcio e Andréia

Coordenação

Diretor Espiritual: Padre Giovanni Incampo
Casal Coordenador Geral: Sebastião e Mariza Carvalho
Casal Secretário: Luiz e Mariza
Casal Finanças: Leonardo e Cíntia

Contato: 91 • 99628. 5820 (Sebastião ou Mariza)