contato-fone

Home Aconteceu Projeto da Diretoria da Festa mobiliza vários órgãos para apoiar romeiros

img_5433Tradicionalmente, dias antes da grande procissão do Círio, milhares de romeiros chegam a pé e de bicicleta de vários municípios vizinhos, principalmente do nordeste do Estado para participarem do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Eles caminham quilômetros, às vezes em grupos, outras vezes solitários, sem muita logística ou amparo. Pensando nisso, a Diretoria da Festa de Nazaré, lançou, ainda na tarde desta quarta-feira, dia 28, no Centro Social de Nazaré, o projeto “Peregrinos de Nazaré”. O objetivo é oferecer apoio, por meio da colaboração de diversos órgãos, como de segurança e saúde, além de inserir estas peregrinações no calendário oficial do Círio.

img_5073Durante a reunião, o Diretor membro do projeto, João Salame, ressaltou sobre o significado espiritual das peregrinações diante os promesseiros. “A peregrinação não pode se tornar, apenas, um desafio físico, mas precisa haver as reflexão e concentração espiritual para que saiam pessoas melhor, após o término da promessa”, disse. Além disso, João falou um pouco sobre a conscientização do limite físico de cada individuo durante a peregrinação. “Aconselhamos, que os peregrinos caminhem 25km km/dia e respeite o limite do próprio corpo. Por isso, o projeto objetiva dar um suporte para o bem estar dos peregrinos, para que sejam bem acolhidos nos lugares sinalizados com a placa da campanha”, completou.

Com o projeto, os percursos mais utilizados até Belém serão sinalizados com placas contendo a logo dos “Peregrinos de Nazaré, indicando trânsito de pedestres, e a distância até a Basílica Santuário de Nazaré.

img_5465Após a chegada à Casa de Plácido, os peregrinos serão recebidos pela Pastoral da Acolhida da Paróquia de Nazaré. De acordo com o coordenador da Pastoral, Reinaldo Pessoa, este ano foram recebidos mil cadastros para o serviço voluntário. Enquanto que em 2015, receberam, apenas, 900 inscritos, cujo atenderam mais de 15 mil peregrinos oriundos de várias regiões do estado do Pará e do Brasil. “A expectativa é que esse número aumente e que todas as equipes, sendo elas, da limpeza, da massagem, da cozinha, do lava-pés, enfim, acolham estas pessoas, da melhor foram possível”, ressaltou.

Com a mobilização da Diretoria da Festa de Nazaré, já confirmaram apoio órgãos e entidades como a Arquidiocese de Belém, a Arquidiocese de Castanhal, Secretaria de Turismo (SETUR), Polícia Rodoviária Federal (PFR), Polícia Rodoviária Estadual, e Secretaria de Saúde (SESPA).

Texto: Yêda Sousa com informações da Diretoria da Festa

Fotos: Yêda Sousa e Andréia Teixeira – ASCOM Basílica Santuário

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.