contato-fone

Home Destaques Protetor das famílias: Basílica Santuário promove programação em honra a São José

Em celebração ao dia de São José, que será comemorado na próxima segunda-feira, 20, a Confraria de São José da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré realizou na manhã deste sábado, 18, a tradicional Procissão dos Lírios, que homenageia São José. A procissão teve início as 6h30 da manhã percorreu o entorno da Praça Santuário. O momento foi acompanhado por devotos, Guardas de Nazaré e integrantes da Confraria.

Após a chegada da procissão, Padre Francisco Saraiva presidiu uma missa em honra ao padroeiro. Durante a homilia, Padre Saraiva destacou a importância de São José para a edificação da Santa Igreja: “São José, esposo de Maria, pai adotivo de Jesus e protetor da Sagrada Família, São José assim como Maria também deu seu sim para Deus, também confiou nos planos do Divino para ele, diversas passagem da Bíblia nos relatam seu caráter integro e justo e mostram que José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria, vivendo do trabalho de suas mãos”, disse.

São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. Este ato só era praticado na época por judeus piedosos. São José levava sua família regularmente às peregrinações de seu povo em Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa. Foi numa dessas peregrinações em que, na volta para Nazaré, o menino Jesus ficou em Jerusalém conversando com os doutores da lei.

São José teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana. Não é à toa que São José é chamado de “Justo” desde os Evangelhos. Por isso, São José é um dos maiores santos de todos os tempos.

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.