contato-fone

Home Aconteceu Romaria das Crianças e TRT promovem I Caminhada Solidária pela “Erradicação do...

IMG_4340Ocorreu na manhã deste domingo, dia 28, a I Caminhada Solidária pela Erradicação do Trabalho Infantil promovida pela Romaria das Crianças da Paróquia de Nazaré em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. O tema foi  “As crianças caminham com Maria pela Erradicação do Trabalho Infantil”. O objetivo foi conscientizar a sociedade paraense de que esta prática compromete o desenvolvimento social e psicológico da criança e do adolescente.

 

 

IMG_4452A Caminhada iniciou no Theatro da Paz e seguiu em direção à Basílica Santuário junto à Imagem de Nossa Senhora de Nazaré.  Estudantes de várias instituições levaram faixas com mensagens de apoio ao movimento. Para a Desembargadora do Trabalho e integrante da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e do Estímulo de Aprendizagem, Maria Dutra, “essa é a mais grave violação dos Direitos Humanos no estado do Pará. São 224 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que deveriam ser protegidas, de acordo com a Constituição Federal, mas estão perdendo a infância por conta deste problema. Existem crianças  trabalhando dentro das carvoarias, nos lixões, nas ruas e exercendo trabalhos domésticos”, informou.

IMG_4385A desembargadora citou, ainda, uma mensagem dita pelo Santo Papa. “Nós temos que pedir perdão às crianças que estão sendo exploradas. É isso que nós temos que fazer nesta manhã. Estamos no ano da Misericórdia e as nossas crianças que estão sendo exploradas clamam por Misericórdia”.

 

 

 

 

IMG_4493O coordenador da Romaria das Crianças, Anselmo Pessoa, ressaltou a importância da realização da caminhada. “Esse evento é muito importante para que a sociedade de nosso município, assim como de todo o Estado do Pará, saiba que possuímos uma alta incidência de crianças que infelizmente ainda participam da prática do trabalho infantil e a Romaria das Crianças preza pela dignidade desses pequenos”, disse ele.

Os peregrinos, também, participaram de momentos de evangelização com orações e louvores embalados pela banda “Som da Fé”.  A Guarda de Nazaré e Guarda Mirim da Paróquia de Nazaré assim como as de outras Paróquias integraram uma “corrente do bem” e caminharam à frente da procissão. Aproximadamente mil cartazes da Romaria das Crianças foram distribuídos na Caminhada.

O evento teve o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SEGUP) e Corpo de Bombeiros.

 

Texto e Fotos: Yêda Sousa – ASCOM Basílica de Nazaré

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.