contato-fone

Home Comunidades Sagrada Família

História

A Comunidade Sagrada Família já existia, porém, somente no papel. Já possuía quatro Diaconias, mas não funcionavam. Foi então que, em abril de 1982, tempo em que acontecia o 25º Encontro de Casais com Cristo, no colégio de São Paulo, da Paróquia de Nazaré, ficou determinado um círculo de estudo de casais, coordenado por Diogo e Zilda.Os encontros de estudos dos casais ocorriam nas casas dos integrantes do grupo, que era conhecido como Comunidade Sagrada Família.

Em agosto de 1982, no dia dos pais, após a missa que foi celebrada pelo padre Luciano Brambilla, foi eleito o pai da Comunidade: o senhor Sabino, que hoje é Diácono. Assim, no meio de tanta alegria, o integrante da comunidade, Flávio Lopes, foi incumbido de pedir ao padre Luciano uma casa que havia sido doada às Filhas de Maria, que na época tinha como presidenta a dona Adalzira Delgado.

Rapidamente o sacerdote ordenou que o grupo tomasse posse da casa e mandou que instalassem lá a Comunidade Sagrada Família. Mas, a casa tinha sido invadida por um grupo de Hippies. Logo, depois de procurarem e não encontrarem um lugar mais em conta para comprar, enfim conseguiram negociar com os Hippies, mas a casa estava sem energia elétrica e sem água. O grupo não perdeu tempo, então, logo arrumaram a casa, e no dia 03 de setembro de 1982 fizeram a primeira reunião da Comunidade Sagrada Família, surgindo oficialmente.

Cresceu, triunfou, gerou fruto. Organizada, a Comunidade criou movimentos e expandiu seus serviços. Muitos movimentos aderiram à Comunidade, como a Legião de Maria de Nazaré.

Catequese

Por inspiração do Padre Vicente foi fundada a catequese, tanto na Comunidade como na Vila Pombo, funcionando duas vezes por semana. Em seguida, ainda por inspiração do Padre Vicente, foi criado um curso de crisma que funcionava por supervisão da irmã Francisca. Também foi criado um Grupo Jovem da Comunidade Sagrada Família (MOJOSAF), sua primeira Presidenta foi a jovem Marina Bendelack.

Em 1988 havia um intercâmbio com outros movimentos de outras Paróquias e aos sábados a noite havia os encontros de jovens em oração. Após cinco anos de evangelização foi criado o almoço dos idosos. A missa da comunidade era realizada aos terceiros domingos do mês. O Movimento Jovem durou onze anos e tem outra parte de sua história.

Comunidade orante

A Comunidade permanecia atuante e orante. Dona Raimunda era a guardiã da Comunidade. A primeira diretoria era constituída pelos casais Diogo e Ezilda, Zeno e Bete, e Maria Amélia e Dirce (in memorian).

Contatos da Comunidade

Endereço: Rua Domingos Marreiros N° 938.
Data de Fundação: 03/09/1982
Telefone: 91 • 99112-8157 / 99112-6749

Contatos dos Coordenadores

Coordenação geral: Flávio Dorival Bezerra Lopes e Maria das Graças Souto
E-mails: lopes_bezerra@hotmail.com egracacontabem@yahoo.com.br

Coordenação do Dízimo: Flávio e Graça Lopes
Fone: 91 • 3223-3135
E-mails: lopes_bezerra@hotmail.com egracacontabem@yahoo.com.br

Coordenação da Catequese: Maria Fernanda Santos Pajeú e Eneida Castelo
Fone: 91 • 3246-4881 / 98824-4881
E-mail: pajeu@ufpa.br

Coordenação de Liturgia: Filomena Savino da Paz
Fone: 91 • 3222-4040 / 99985-7890
E-mail: filomena.paz@hotmail.com

Coordenação de Música: Wende Marques Castro
Fone: 91 • 3246-3034

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.