contato-fone

Home Destaques Simplicidade que encanta

Com o objetivo de evangelizar e resgatar os costumes de sua época, aos 85 anos, a Irmã Marília Menezes da congregação religiosa Adoradora do Sangue de Cristo produz, manualmente, cartões postais contendo desenhos, trovas ou quadra poética, com uma mensagem nazarena. Herdou o dom de escrever de seu pai, o poeta Bruno Menezes.

As mensagens, geralmente, abordam 3 temas: louvor e pedido a Maria, aspectos do Círio e problemas atuais do ser humano. A irmã já produziu duzentos cartões com o desenho de Maria e o menino Jesus ao seu lado, dentro da berlinda. Um lírio compõe o desenho, simbolizando uma pessoa.

A ideia de produzir os cartões veio de um gesto de bondade. “Nós irmãs, usamos cartõezinhos em nossos aniversários. Bem, ao mesmo tempo, como nós somos obras sociais aqui e, sobretudo em Manaus, temos muitas irmãs doentes e precisando de ajuda, a nossa superior pediu que a gente mandasse uma cooperação, neste fim de semestre. Uma irmã está bordando, então eu resolvi fazer meus cartões com os meus versos”, explicou.

Por ser devota de Nossa Senhora, adotou esse método para utiliza-lo como ferramenta de evangelização e disseminação do amor por Nossa Senhora de Nazaré. Apreciadora de cartas, se esforça para que esse meio de comunicação não se perca devido o uso da internet e tenta repassar isso adiante aos jovens.

Bem humorada, irmã Marília comentou de onde surgem os belos versos que produz. “As inspirações vem de Deus. Eu acordo de madrugada e lá vem a “inspiração”. Tenho um ateliê, lá eu sento e começo a escrever. Quando não estou lá, procuro qualquer papelzinho para fazer as anotações” concluiu.       

Atualmente os cartões ganharam versões impressas, são vendidos no valor de R$ 2,00 e a renda é destinada para as Obras Sociais da congregação da irmã.

 

Texto e fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.