contato-fone

Home Aconteceu Toma posse Diretoria do Círio 2017

Na última quinta-feira (15), após a Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém e Presidente do Círio de Nazaré, Dom Alberto Taveira Corrêa, durante uma cerimônia na Casa de Plácido, foi empossada a Diretoria do Círio 2017.

Anualmente acontece o rodízio de integrantes entre os setores que compõem a Diretoria da Festa de Nazaré – DFN. O grupo é dividido em Conselho Consultivo, Diretoria Colegiada e nove Diretorias Executivas, além dos beneméritos. Três novos casais ingressaram no grupo e foi definida a distribuição de atividades de cada um dos agora 34 integrantes. A designação é feita pelo Arcebispo, conjuntamente com os Padres Barnabitas.

A palavra de ordem que deve continuar a nortear os trabalhos da Diretoria do Círio é “evangelização”, que se trata do principal objetivo da grande Festa da Rainha da Amazônia, que este ano tem como tema: “Maria, estrela da evangelização”. Logo no início de janeiro de 2017 será realizada uma reunião para definição do cronograma de trabalho da DFN.

Durante a Santa Missa Dom Alberto reuniu os casais no presbitério da Basílica Santuário para a oração da Consagração a Nossa Senhora de Nazaré e após, na Casa de Plácido, na cerimônia, lembrou que a organização do Círio é um trabalho conjunto entre a Arquidiocese de Belém, os padres Barnabitas e a DFN: “A estrutura do Círio tem que ser pensada durante o ano inteiro e a cada momento são apresentados novos desafios”, disse. O Arcebispo também falou sobre o tema escolhido para o Círio 2017, cujo embasamento está na Carta Apostólica Evangelii Nuntiandi, do Papa Paulo IV (1975), “Evangelizar é graça e vocação da Igreja”, enfatizou o religioso.

Participaram ainda do evento o Superior da Província Norte dos Barnabitas, Padre José Ramos das Mercês, e o Pároco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo.

Roberto Souza, coordenador do Círio 2016/2017, fez uma avaliação positiva do seu primeiro ano a frente da DFN: “Foi uma experiência bastante desafiadora, especialmente pela tarefa de procurar novos caminhos para a evangelização, conforme sempre nos orientou Dom Alberto”, contou Roberto.

Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, Presidente da DFN, também falou sobre a questão da evangelização do Círio, enfatizando que “A primeira atividade evangelizadora pela qual passamos é a integração entre todos nós como Igreja quando trabalhamos unidos e nos dedicamos em prol de um objetivo comum. Dessa forma já damos um bonito exemplo de comunidade”, e concluiu: “Este serviço que fazemos é por amor a Deus e a Virgem Maria”.

Ao final da cerimônia foram entregues os tradicionais pins usados pelos diretores aos três novos integrantes da DFN: Thiago Luiz Menezes, Roberto Corrêa e Roberto Oliveira. Marília Fonseca e Jesus Nazareno, os dois incansáveis colaboradores da DFN, foram homenageados pelos trabalhos prestados na organização do Círio.

Texto e fotos: Fabrício Coleny – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.