contato-fone

Home Destaques XVI Congresso Eucarístico Nacional promove dia D do voluntariado

O Congresso Eucarístico Nacional precisa de voluntários! Por isso a Arquidiocese de Belém organizou um dia especial para convocar aos irmãos que podem colaborar com a grande festa da Eucaristia. A abertura aconteceu nesta sexta-feira, 11, com missa na Basílica Santuário presidida por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém.

missa 4Em sua homilia, Dom Irineu ressaltou a importância do dia D do serviço voluntariado para o Congresso Eucarístico que terá como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e como lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”. ”Nós estamos nos preparando para o XVI Congresso Eucarístico Nacional, então temos que fazer essa experiência bonita na presença de Deus que se faz presente realmente entre nós na Eucaristia e nos ensina a mar, perdoar e partilhar com os irmãos. Os voluntários possuem um papel importante na organização e desenvolvimento deste grande evento que vamos sediar. Então a partir de hoje estão abertas as inscrições para este belo serviço”. O Bispo auxiliar acrescentou “O voluntário é uma pessoa que doa o seu tempo de forma gratuita obedecendo aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da gratuidade, da responsabilidade e da convergência com o Congresso Eucarístico”. Dom Irineu finalizou fazendo um convite “vamos ser voluntários nos congresso e vamos a nossa força na área Metropolitana de Belém, da nossa Arquidiocese, da nossa Igreja da Amazônia e que Nossa Senhora sob seu manto sagrado proteja á todos nós que estamos envolvidos nesta grande festa”, concluiu.

 

Milhares de pessoas de todo o Brasil se encontrarão em Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto de 2016, e nestes dias será necessária ajuda incondicional de pessoas voluntárias antes e durante a realização do evento. Faça a sua inscrição!

QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO?

Pode se inscrever qualquer pessoa residente na Arquidiocese de Belém. Serão convocadas todas as pessoas providas de boa vontade, tempo e dedicação para os dias do evento, além dos momentos de treinamento e formação que antecederão o Congresso. O importante é que a pessoa compartilhe dos ideais e motivações de evangelização da Igreja, tenha o desejo de colaborar com este projeto e queira participar de forma ativa do evento. Especialmente os membros de pastorais e movimentos paroquiais da Arquidiocese de Belém estão cordialmente convidados para nos brindar com sua generosa ajuda como voluntários. Mesmo aqueles que não puderem ajudar diretamente na organização do congresso poderão, ainda, se envolverem nas atividades de suas paróquias e organizações das regiões episcopais.

ATÉ QUANDO VÃO AS INSCRIÇÕES?

Agora mesmo já é possível colaborar com os preparativos. Alguns já estão prestando sua ajuda nas inscrições, organização de alojamentos/hospedagens, divulgação do congresso, etc.

Efetivamente disponibilizamos dois períodos de voluntariado, entre os dias 1º e 15 de agosto, e dos dias 15 a 21 de agosto. Sugerimos que a jornada de atuação do voluntário seja de 6 horas diárias, manhã, tarde ou noite. Poderá haver alterações, para alguns grupos de voluntários, de acordo com as necessidades de execução do evento.

As etapas de treinamento terão duração aproximada de 4 horas cada. Serão executadas nos dias de sábado para atender a disponibilidade dos interessados. As datas e locais serão disponibilizados em breve.

Os treinamentos contemplarão Informações Gerais a cerca do evento, etiqueta, primeiros socorros, apoio às pessoas com deficiência operacional, demais específicos de acordo com área de atuação. Após a finalização do treinamento o voluntário será alocado em uma função específica de acordo com seu perfil.

Em todas as etapas dos treinamentos haverá controle de frequência.

COMO ME INSCREVER?

Para se inscrever como voluntário para uma atuação específica no Congresso basta acessar o link no final desta página. Observe que há é será necessário que o voluntário concorde com o “termo de adesão” previsto pela Mitra Arquidiocesana de Belém. Tendo concordado com o termo e segundo as orientações que aqui estamos disponibilizando, a pessoa deverá ficar atento as datas de convocação para as etapas de treinamento, serão divulgados pelo site, redes sociais e contatos de e-mails cadastrados nas fichas dos voluntários.

É importante recordar que o simples cadastro não significa que todos os inscritos serão convocados para sua área de inscrição. O  mais importante é que todos tenham ciência de que podem ajudar e participar de algum modo na organização do XVII Congresso Eucarístico Nacional. Você já é nosso convidado!

A Organização das atividades e distribuição de tarefas serão organizadas pela secretaria executiva do Congresso Eucarístico Nacional.

QUAL O PERFIL DO VOLUNTÁRIO?

Capacidade de colaboração em trabalho de equipe;

Capacidade para tratar com as pessoas;

Capacidade de contornar conflitos;

Possuir iniciativa e sentido de responsabilidade;

Atenção no cumprimento de horários e compromissos;

Sobretudo, ter a alegria e disposição de servir sobre quaisquer circunstâncias para o reino de Deus.

www.cen2016.com.br

Por Andreia Teixeira – Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.