contato-fone

Home Aconteceu Zeladores do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus renovaram votos

Na tarde desta quinta-feira (22), vários integrantes do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus realizaram a renovação de seu compromisso como zeladores. A solenidade foi presidida pelo Diretor Espiritual do Apostolado, Padre Francisco Saraiva, e contou com a presença de familiares, amigos e paroquianos.
O movimento do Apostolado da Oração da Paróquia de Nazaré existe há 111 anos e possui 120 integrantes. Realiza reuniões mensais sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Origem do Apostolado: O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, na França, na festa de S. Francisco Xavier do ano de 1844. Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio – P. Francisco Xavier Gautrelet – fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens. Podiam fazê-lo, sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos.

As ideias propostas pelo P. Gautrelet, que constituem o fundamento do Apostolado da Oração, foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes e divulgadas primeiro nas terras vizinhas do colégio e depois em toda a França.

Para difundir estas ideias, o próprio P. Gautrelet propôs uma pequena organização com o nome precisamente de  “Apostolado da Oração”, que teve a aprovação do Bispo de Le Puy e, em 1849, alcançou as primeiras indulgências do Papa Pio IX.

Apostolado no Brasil: No Brasil, o primeiro centro foi fundado no dia 30 de junho de 1867, na cidade de Recife/PE, na Igreja Santa Cruz, oficiada pelos padres Jesuítas, chegados em Pernambuco no ano de 1865. O Pe. Bento Schembri, SJ foi seu fundador e primeiro Diretor. Em 1º de outubro de 1871, o Pe. Bartolomeu Taddei, SJ fundou o primeiro centro do Apostolado da Oração na cidade Itu/SP, fundando, logo, outros centros em nível diocesano e nacional. Por esta razão o Pe. Bartolomeu Taddei é considerado o fundador e o propagador do Apostolado no Brasil.

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.